Silagem

A silagem é uma técnica de conservação altamente eficiente para colocar à disposição do rebanho grande quantidade de alimentos com alto valor proteico e energia. No entanto, num momento em que a rentabilidade da pecuária leiteira é medida em centavos por litro, torna-se fundamental a preparação de uma silagem de qualidade a baixo custo, garantindo o trato do rebanho na indisponibilidade de pastagem. Para uma boa silagem alguns cuidados devem ser tomados: -Área com boa drenagem sem histórico de mina d’água ou alta umidade. -Fácil acesso ao silo: os caminhões para fornecimento de bagaço tem peso entre 12 e 30 TON, necessitando de um acesso de solo firme e condições de manobra. E com a confecção do silo próximo à área de trato dos animais tem-se redução no custo operacional, levando em consideração a redução no tempo gasto para o trato e o desperdício de material em sua movimentação. -Lonas de boa qualidade (se possível de dupla face 150/200 micra). -Conservação: após a cobertura da silagem com lona, se faz necessário cobrir o silo com terra ou areia. O que garante uma boa proteção da silagem, evitando eventuais incidentes. É necessário o monitoramento sazonal para averiguar sua condição geral, pois quaisquer danos à lona de cobertura compromete a qualidade do material ensilado.






Limpeza do local

Passos:

1. Prepara-se o terreno: é feita a limpeza, facilitando o acesso ao local.

 

No caso do silo de superfície com contenção são erguidas paredes de aproximadamente 1 m de altura na região delimitada. E no caso do silo de “trincheira”, é feita uma “trincheira” no solo, onde a cevada será armazenada.






 

2. Com o terreno limpo, para o caso do silo de trincheira ou de superfície com contenção, as laterais do silo são protegidas por lona (essa mesma lona é usada para a cobertura da superfície do silo. A lógica por traz dessa cobertura lateral e superior é ajudar na fermentação e não permitir oxidação do produto por meio do humidecimento das laterais).

 

 

 

O silo de superfície sem contenções só necessita do terreno limpo.

 

 

 

 

 

 

 

3. O bagaço de malte é colocado na região preparada até que o silo esteja cheio.







 

4. Cobre-se o silo com a lona (mesma lona do item 2). De preferencia uma lona de boa qualidade


 

 


 


 


5. O silo é coberto com uma pequena espessura de terra ou areia. Conservando a lona e efetuando pressão direta sobre o material, ajudando assim na sua desidratação.

 

 

6. Após 45 dias, o silo está em condição de uso, tendo durabilidade de até 2 anos após sua confecção (após sua abertura, a silagem deve ser consumida diariamente para evitar perda de qualidade do produto – em caso de não utilização de todo o material, o mesmo poderá ser fechado novamente para uso futuro).

 

 


Contato

Unidades: Rio de Janeiro: (24) 2484.2249 | Maranhão: (98) 99190.1565


Copyright © 2015 Cevada Processada

Powered byCodway Tecnologia